Vitamina C – Para que serve? Quais as fontes? Preciso suplementar? Como saber se tenho deficiência?

Para que serva a vitamina C:

Também conhecida como ácido ascórbico, ela exerce efeitos diversos no organismo, atuando como agente antioxidante, como cofator para a produção de colágeno, no sistema imune, na absorção do ferro, e até mesmo em alergias.

Quais os alimentos fontes de vitamina C?

A vitamina C é encontrada quase que exclusivamente em alimentos de origem vegetal, sendo que produtos animais apresentam baixas concentrações e grãos não a possuem.

  • Laranja
  • Limão
  • Pitanga
  • Brócolis
  • Pimentão
  • tangerina
  • Mamão-papaia
  • Acerola
  • Goiaba
  • Tomate
  • Couve
  • Pimenta
  • Manga
  • Entre outros…

Sugere-se ainda que o consumo desses alimentos fontes sejam porcionados ao longo do dia, não concentrando tudo apenas em uma refeição.

Preciso suplementar?

Provavelmente não! Se você consome um mínimo de frutas, verduras e legumes, existem grandes chances de você já suprir toda a necessidade diária de vitamina C.

Além disso, a maior parte dos suplementos de vitamina C são vendidos em doses cavalares de 1000mg, 500mg por capsula. porém, o limite de absorção dessa vitamina pelo nosso organismo gira em torno de 250mg, e a recomendação de ingestão diária gira em torno de 90mg/dia.

Existe algum risco relacionado a suplementação?

Dificilmente haverá qualquer prejuízo à saúde, a menos que sejam utilizados doses muito além da normalidade (doses maiores que 5g/dia). porém, apesar de não apresentar grandes riscos, o excesso de vitamina C pode influenciar tanto no treinamento físico, como em um aumento do estresse oxidativo.

Como saber se tenho deficiência?

Apesar de ambranger um serie de outros fatores, alguns sinais podem ser relacionados a deficiencia da vitamina C. Dentre eles podemos citar:

  • Alterações cutâneas
  • Deterioração das gengivas
  • queda de dentes
  • fraturas ósseas
  • Piora da qualidade dos cabelos

Mas é importante ressaltar que no brasil, a deficiência de vitamina C só é comum quando associada a outras doenças, não havendo relatos de deficiência em pessoas “saudáveis”.

A vitamina C ajuda nos sintomas da gripe ou resfriado?

Não existe nenhuma evidencia que o consumo de vitamina C seja capaz de prevenir resfriados.

Mas, alguns estudos demonstraram uma diminuição do tempo e da gravidade da doença com o consumo dessa vitamina. Obs: O consumo deve preferencialmente ser feito via “alimentos” e não suplementos.