Qual o melhor Whey Protein: Concentrado, Isolado ou Hidrolisado? Tudo sobre whey!

Ilustração de qual melhor whey
Ilustração de qual o melhor whey protein em pó

Antes de você pensar em qual o melhor whey protein, concentrado, isolado ou hidrolisado, é necessário entender para que ele serve e quando ele deve ser suplementado. Depois de sanado esses questionamentos, ai sim você deve pensar em qual a diferença entre eles e quais seus efeitos no organismo.

Para que serve o Whey Protein?

O Whey Protein nada mais é que um suplemento de proteínas, logo, ele serve para suplementar a ingestão insuficiente de proteínas na dieta, seja em uma refeição especifica, seja no dia como um todo.

Praticantes de atividades físicas, principalmente aqueles em busca de do ganho de músculos, tendem a utiliza-lo como o pós-treino, pois acreditam que seu uso logo depois do treino favorece o ganho de músculos, o que não é totalmente verdade.

O fato de você consumir o whey protein quase que como a parte do final do seu treino, um ultimo exercício, não garante melhores resultados no ganho de massa. Mesmo sendo importante o consumo de proteína na refeição pós-treino, suplementar, não garante resultados melhores quando comparado ao frango por exemplo.

Quando o whey protein deve ser utilizado?

1 – Quando você não consegue fazer uma refeição com uma quantidade suficiente de proteínas, e ai a suplementação pode ser interessante / necessária. Seja devido a rotina, como pela falta de organização, de modo que a praticidade do suplemento seria o principal atrativo;

2- Quando você pode comer alimentos, mas prefere suplementar. Seja porque você enjoou de comer, ou seja porque você gosta do gosto. No caso ele entraria como um substituto, pensando na diversificação e na adesão ao planejamento.

Mas qual a diferença entre eles? Qual o melhor Whey Protein?

Pensando em qualidade e quantidade de proteínas, todos apresentam os mesmos benefícios, não havendo diferença entre eles. O que muda é a digestibilidade de cada um.

Whey protein concentrado:

O Whey Protein Concentrado é a forma mais “bruta” da proteína do soro do leite. Nele, ainda há vestígios de lactose e outros compostos, que em algumas pessoas pode gerar efeitos gastrointestinais, principalmente naqueles indivíduos que apresentam intolerância a lactose e/ou uma sensibilidade intestinal.

Se você não apresentar nenhum tipo de sintoma gastrointestinal, ou intolerância alimentar, essa pode ser uma boa escolha.

Whey protein isolado:

O Whey Protein Isolado já é um produto mais “limpo”, contendo apenas as proteínas do soro do leite e os ingredientes adicionados (que darão o  sabor/consistência do whey).

Indicado para você que sofre de intolerância a lactose severa e possui uma maior sensibilidade intestinal.

Whey protein hidrolisado:

Já o Whey hidrolisado é um whey mais processado, nele, as proteínas já vem parcialmente digeridas sendo absorvidas mais facilmente, o que para pessoas com problemas absortivos, é algo benéfico.

Sendo indicado para pacientes de “risco” como bariátricos,  pacientes com doenças inflamatórias intestinais, desnutridos e idosos, não sendo de grande valia para pessoas “comuns”.

Observação:

Podem existir variações na composição nutricional entre as marcas, havendo marcas melhores e piores.

Mas qual tipo de whey devo escolher?

Se você não tem intolerância a lactose e nem nenhum problema gastrointestinal, a proteína concentrada é uma ótima escolha para você.

Se você tem uma intolerância a lactose mais “grave”, ou tem uma síndrome do intestino irritável sintomática, o whey isolado seria uma boa pedida.

Agora se você já sofre com problemas absortivos, ou já realizou alguma cirurgia de redução de estomago/intestino, a proteína isolada talvez seja a melhor opção.

Qual o melhor whey e quando devo tomar?

Já ouvi dizer que um é absorvido mais rápido que o outro, isso não conta?

Não.

De fato o tempo de absorção entre eles é diferente, porém, para o nosso organismo essa diferença não tem tanta importância. Em primeiro lugar, a diferença entre o tempo de absorção não é tão grande assim para gerar um efeito superior no organismo. E segundo que, mesmo se gerasse, o custo beneficio desse efeito também não compensaria já que a proteina hidrolisado pode custar ate 5x mais que a concentrada.

Mas qual o melhor whey? Como escolher a melhor marca?

Existem diversas marcas boas no mercado, e cabe a você escolher qual adequa mais a sua necessidade/condição.

Para garantir um bom produto, observe:

– Concentração de leucina maior que 2000mg (quanto maior melhor);
– Concentração de Aminoácidos essenciais (AAe) maior que 8g (quanto maior melhor);
          – Leucina; Isoleucina; Valina; Lisina; Metionina; Triptofano; Fenilalanina; Treonina; Histidina
– Observe a quantidade de carboidratos presente, ele não deve ultrapassar 20% da composição nutricional;

Se você quer associar o uso da proteína a outros suplementos, visando o ganho de massa, dê uma conferida no nosso artigo sobre suplementos para o ganho de massa.

Segue algumas indicações:

Revisão Técnica:

Imagem do responsável técnico pelo texto.

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.