Descubra quais os benefícios do ômega 3 e porque você deveria pensar em utilizá-lo.

Benefícios do ômega-3

Apesar de muito conhecido, poucas pessoas sabem os reais benefícios do ômega 3 e como ele atua em diversas “áreas” do nosso corpo, exercendo efeitos na memória, na glicemia, na depressão…

Hoje, devido ao excesso de informação, muita coisa se perde e muita coisa é tomada como mentira ou como verdade, diferindo da realidade. Vivemos diversas contradições de informações que nos gera diversas dúvidas, muitas vezes nos imobilizando, impedindo que tomemos alguma atitude.

Mas vamos aos fatos:

O que é o ômega 3?

Ácidos graxos Ômega-3 são ácidos poli-insaturados (gorduras) que tem como principais representantes o acido linolênico (ALA), o acido eicosapentanóico (EPA) e o docoexaenóico (DHA).

Nosso corpo transforma o acido linolênico (ALA) em EPA e DHA, porém, essa transformação é pequena, reduzindo sua “real” efetividade. Tanto o EPA quanto o DHA já são “prontos para uso”, sem precisar de qualquer conversão, o que torna seu uso muito mais eficaz.

E apesar de não existir um consenso sobre a recomendação de ingestão diária, existem algumas recomendações básicas para adultos, de no mínimo 500 mg/dia de EPA/ DHA (recomendado pela ADA), ou, consumir peixes fontes pel menos 2x na semana.

Principais fontes de ômega 3:

O ALA é principalmente encontrado em fontes vegetais, sendo muito procurado por veganos. Já o EPA e o DHA tem como principal fonte os peixes marinhos de águas frias. Porém, como no brasil o consumo desses alimentos não é tão comum, a suplementação tende a ser muito benéfica.

Veja quais são as principais fontes de ômega 3:

  • Sardinha – Pode ser a enlatada
  • Atum
  • Salmão
  • Linhaça
  • Chia
  • Castanhas
  • Suplementos alimentares

Suplementos de Ômega 3:

Quesitos interessantes para se considerar na hora da compra:

  • Selo “IFOS” de pureza, que garante a ausência de contaminantes como os metais pesados.
  • Presença de vitamina E, que garante a maior durabilidade do produto.
  • Marcas conhecidas. Tem surgido diversas marcas “novas” com preços de banana, o que me traz alguma desconfiança.

Obs: Os metais pesados e outros contaminantes se acumulam na gordura dos animais, e por esse motivo o selo “IFOS” é interessante visto que estamos consumindo exatamente a gordura do peixe.

Obs1: Procure um profissional de saúde para lhe orientar em relação à quantidade e se você deve ou não suplementar.

Obs2: A suplementação é melhor absorvida junto com outras fontes de gorduras, por esse motivo pode ser interessante sua utilização durante as refeições.

Mas quais são os benefícios do ômega 3?

Apesar de não ser tão divulgado, os benefícios do ômega 3 abrangem quase todas as “áreas” do corpo, influenciando tanto a saúde física quanto a mental, podendo acrescentar muita qualidade de vida à aqueles que o utilizam.

  • Ele é um potente anti-inflamatório
  • Um potente protetor para doenças cardiovasculares
  • Melhorou os sintomas da TPM
  • Contribuiu para o ganho de massa em idosos.
  • Melhorou a resistência a insulina (melhorando consequentemente a glicose)
  • Houve uma melhora na consolidação da memória
  • Se mostrou capaz de melhorar o humor e a depressão
  • Foi associado a proteção de diversos cânceres
  • Melhorou o quadro de diversas doenças autoimunes e doenças intestinais
  • Foi associado a saúde de gestantes e bebes
  • Associado a uma melhora na pressão arterial

Obs: a dosagem pode variar dependendo do objetivo e da pessoa, porém apenas um profissional de saúde habilitado pode te informar com exatidão, principalmente se tratando de gestantes. Procure um profissional.

Existem contraindicações?

Até o momento a única contraindicação é na presença de alergia.

Claro que doses elevadas, e produtos de má qualidade podem gerar problemas, mas tudo isso pode ser evitado com a correta indicação.

Revisão Técnica:

Mostrar o responsável técnico.

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.