Leite faz mal ou Não? – Tudo o que você precisa saber sobre este alimento.

Será que o leite faz mal?

Será que o leite faz mal igual dizem? Nos últimos tempos o leite tem sido alvo de diversos “debates” sobre seus benefícios / prejuízos para a saúde, sendo o foco de diversos estudos e  diversas especulações. Porém, toda essa discussão se baseia extrapolações, generalizações e “papagaios” que repetem o que ouvem sem se questionar.

Será que realmente o leite faz mal?

Assim como tudo na vida, depende.

Ele faz mal para algumas pessoas? Sim! Ele faz mal para todo mundo? Não!

Existem pessoas intolerantes a lactose (que muitas vezes culpam o leite pelos sintomas) e pessoas com alergia à proteína do leite de vaca, que se sentem mal tomando o leite. E para essas pessoas a retirada do leite (ou da lactose) da alimentação é necessário.

Agora, não podemos pegar essas pessoas que sentem alguma coisa e extrapolar os malefícios do leite para toda a população.

Existem pessoas que não tem problema nenhum em relação ao leite, e para essas pessoas, o leite é extremamente benéfico para a saúde. Além de ser uma ótima fonte de cálcio, o leite é rico em proteínas, gorduras, e ainda apresenta ótimo custo / benefício.

Sinto desconforto intestinal, as vezes tenho até diarreia!

Esses são sintomas clássicos da intolerância a lactose. Repare se você tem isso com outros lácteos, e procure substituir os alimentos “gatilhos” desses sintomas por alimentos “lac-free” ou sem lactose.

Se sim, procure confirmar esse “diagnostico” com um profissional de saúde, realizando exames laboratoriais!

Mas relaxe, o problema não é o leite!

Minha rinite/bronquite melhorou depois que parei com o leite!

Isso de fato é possível, e é comum, porém, isso acontece porque você tem alergia à proteína do leite de vaca. Neste caso, realmente o leite é prejudicial à você, mas isso não o torna digno de se tornar um vilão.

Assim como diversas pessoas tem alergias a frutos do mar, diversas pessoas tem alergia ao leite, e nem por isso condenamos os frutos do mar.

Quais os benefícios do leite?

  • Fonte de cálcio
  • Fonte de proteínas
  • Benéfico para o ganho de massa (veja dicas para o ganho de massa)
  • Benéfico para a saúde óssea
  • Alimento nutritivo e barato
  • Rico em vitaminas e minerais
  • Possui propriedades anti-inflamatórias

E caso você já tenha escutado que o leite não tem essas propriedades, esqueça! O leite NÃO é prejudicial aos ossos, o leite não é inflamatório, o leite não engrossa a pele, o leite não é veneno. Pelo menos em pessoas sem alergias e/ou intolerância.

Em algumas pessoas, o leite pode exacerbar um quadro de constipação. Porém, esse quadro não é tão comum, e nem tão falado, mas pode acontecer.

Nossa, mas por quê o homem é o único que continua bebendo leite depois de adulto?

O homem é o único animal que constrói prédios,  que usa o banheiro, que usa a internet, que fabrica remédios, que faz cirurgias… O fato do ser humano ser o único a fazer não significa que é ruim, significa apenas que isso é algo que a evolução nos permitiu fazer.

Leite faz mal apenas em determinadas pessoas.

Retirar o apêndice  devido a uma apendicite não é natural, nenhum animal faz isso. E ai, você também vai deixar de fazer porque nenhum outro animal  faz?

Cuidado com o discurso que você acredita, pois eles podem ser tendenciosos!

Mas o leite não foi feito para os humanos, ele foi feito para  o bezerro.

Sim, mas você acha que a batata foi feita para os humanos? A vaca, o porco, os peixes foram? Não. Nos simplesmente nos adaptamos as possibilidades a nossa volta. Isso se chama sobrevivência e evolução.

Mas é fato que o leite não é essencial. Se você não quiser consumi-lo OK. Mas tenha certeza de que você esta fazendo pelos motivos certos, e não por mentiras e discursos enviesados.

Tem algum problema eu não consumir leite?

O leite faz mal quando falta. Pois é a principal fonte de cálcio do organismo.

Não.  Tomar leite não é uma obrigação, você consegue todos os nutrientes que ele oferece em outras fontes alimentares, a questão é adequar essas fontes e suas respectivas necessidades.

O maior cuidado deve ser em relação ao cálcio, que pode ser considerado o principal nutriente do leite. Se você quiser realmente substituir o leite, procure consumir outros alimentos ricos em cálcio, como a soja, a linhaça, o gergelim, o grão de bico, o espinafre, o agrião, o manjericão…

Mas caso você não consiga consumir fontes de cálcio, existe sempre a opção de suplementação. Ela NÃO substitui a ingestão alimentar, mas pode te ajudar a complementar uma possível baixa ingestão.

Em todo caso, se você quer retirar o leite, ou já não o consome, e esta preocupado com sua saúde óssea, procure um nutricionista para te auxiliar.

Revisão Técnica:

Imagem do responsável técnico pelo texto.

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.