Intestino preso? Dificuldades para ir ao banheiro? Veja como resolver!

Veja como melhorar seu intestino preso de forma simples, barata e não invasiva.

como resolver o intestino preso

Veja como resolver o intestino preso intestinal de forma simples, barata e eficaz, sem precisar utilizar remédios ou métodos invasivos para resolver o problema. Porém, é preciso entender o que pode estar causando essa constipação antes de tomar qualquer atitude.

Intestino preso é um problema!

O que pode gerar a constipação intestinal?

Dentre as diversas possíveis causas para a constipação, a baixa ingestão de líquidos, e/ou o baixo consumo de fibras são  de longe os problemas mais comuns entre a população.  Porém, também existem outras situações que podem favorecer o intestino preso, como o hipotireoidismo ou a síndrome do intestino irritável.

Deixando de lado as causas patológicas (relacionadas a outras doenças), vamos nos concentrar em possíveis problemas no dia a dia.

– Baixo consumo de fibras – Comum em pessoas que não comem vegetais, frutas, sementes…

– Baixa ingestão hídrica – O ideal é algo próximo a 35ml para cada kg de peso. (Ex: Se você pesa 60kg, 60×35= 2100ml/dia)

– Uso de antidepressivos e ansiolíticos

– Uso crônico de laxantes

– Consumo de leite (Em ALGUMAS pessoas, não todas)

Imagem de um desenho de um intestino preso

Como resolver o intestino preso?

– Ingira mais líquidos, de forma constante ao longo do dia, sendo que café, chá e  sucos contam também!

– Consuma mais fibras, se não por meio de vegetais e frutas, através de aveia, linhaça, chia, ou até mesmo suplementos de fibras.

– Pratique a atividade física. A atividade física estimula a motilidade gástrica, facilitando a evacuação e melhorando o quadro de intestino preso.

– Café. Beber café após as refeições pode gerar alguns benefícios em relação à vontade de ir ao banheiro.

– Posição de cócoras. Colocar um banquinho em frente ao vaso sanitário para apoiar os pés pode te ajudar favorecendo a posição, tornando-a mais “anatômica” para a defecação.

– Caso você não sinta nem vontade, treine ir ao banheiro. Vá todos os dias no mesmo horário, sem celular e sem preocupações. Fique ali entre 5-10minutos.

– Se você já fez tudo e ainda não resolveu seu problema, procure um profissional de saúde, médico ou nutricionista para avaliar outras possíveis causas.

– Probióticos podem ajudar, porém, eles devem ser recomendados por um profissional de saúde, depois de avaliar todas as possíveis causas.

Suplementos que podem te ajudar:

OBS: Procure um profissional de saúde!

IMPORTANTE:

Idealmente, devemos ir ao banheiro TODOS os dias, sendo aceitável até 1x a cada 2 dias. Um intervalo maior do que isso é associado a problemas gastrointestinais, com possíveis prejuízos à saúde.

E na contra mão da constipação, ir ao banheiro mais de 2x ao dia também esta relacionado a problemas gastrointestinais.  Nesse caso, como as causas podem ser outras, as orientações tendem a ser diferentes.

Revisão Técnica:

Mostrar o responsável técnico.

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.