Cálcio – Alimentos fontes de cálcio e sua importância para a saúde e longevidade.

Ingestão adequada:

Apesar da importância do cálcio ser bem reconhecida, atualmente tem sido divulgado diversas informações erradas sobre as fontes de cálcio, e seu papel na longevidade. Dentre elas, a informação de que o leite e derivados não são fontes de benéficas de cálcio provavelmente é a pior delas.

Os lácteos são excelentes fontes, e já existem inúmeros estudos mostrando que o consumo de lácteos é um fator protetor para a deficiência. Porém, é importante ressaltar que apesar de ser uma importante fonte, eles não são as únicas fontes, sendo possível ingerir todo o cálcio necessário através de outros alimentos.

Além disso, é sempre importante ressaltar que não só a absorção, mas a excreção do cálcio é tão importante quanto. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente os idosos e aqueles que apresentam uma tendência para a deficiência de cálcio.

Alguns elementos como o álcool, a cafeína, e o sódio podem aumentar a excreção de calcio pelo organismo, podendo ser um fator importante na saúde.

Alimentos Fontes de cálcio:

  • Leite e derivados
  • Gergelin
  • Farinha de soja
  • Sementes de chia e linhaça
  • Couve, agrião, espinafre, taioba,
  • Amêndoas, avelãs, castanha do brasil
  • Tofu
  • Quiabo

Importância para a longevidade:

O cálcio é um mineral que tem sua importância reconhecida principalmente devido à saúde óssea e dentaria, porém ele possui diversas outras funções no nosso organismo.

Ele é um mineral que pode afetar a liberação de neurotransmissores, a contração muscular (inclusive a cardíaca), a secreção de hormônios, a ativação de enzimas, a síntese de DNA, a divisão celular e até mesmo a reprodução.

Sendo assim, cuidar da ingestão adequada de cálcio é crucial para a saúde e para o envelhecimento. Garantindo não só ossos forte, diminuindo o risco de fraturas, como também dentes mais duradouros, além de garantir a saúde cardiaca, hormonal e mental.