12 Dicas para emagrecer rápido e de forma saudável.

Emagrecer rápido e de forma saudável pode ser uma realidade, basta querer. Não precisa de remédios, não precisa de restrições excessivas e nem de sofrimento, mas é necessário cuidado, planejamento, e inicio, meio e fim.

Qual maior dificuldade em emagrecer rápido e saudável?

A maior dificuldade é desse processo é que vocês não delimitam datas de inicio e fim, e muitas vezes fazem restrições em excesso. Querendo que ele aconteça para ontem, e que, apesar de possível, na maioria dos casos, essa não é uma opção interessante.

Da mesma forma que você não ganha 3, 4 quilos em uma semana, perde-los é improvável.

E esse é o maior inimigo da maioria das pessoas, o tempo. Todo mundo quer emagrecer rápido, mas ninguém quer fazer isso ao longo de semanas e/ou meses. Então, na falha tentativa de acelerar o processo, as pessoas cortam pão, chocolate, arroz, feijão, até  cenoura, e emagrecem. Porém, duas semanas depois essas mesmas pessoas chutam o balde e voltam a comer como antes, ou até pior.

Perpetuando  o famoso efeito sanfona, engorda, restringe, emagrece, chuta o balde, engorda de novo.

Veja o que você pode fazer para sair desse ciclo e emagrecer rápido e de forma saudável:

  • Faça um planejamento. Planeje um cenário com duração limitada, e um pós dieta. Tudo bem fazer uma restrição maior no inicio, mas isso não é viável no longo prazo. Com o tempo você precisara “afrouxar” a restrição, mas de forma controlada.
  • Ao invés de excluir alimentos por com completo, planeje quando e qual  a quantidade que você irá comer. Assim você continua tendo o prazer da alimentação, mas sem grandes prejuízos na dieta.
  • A culpa do ganho de peso não é dos carboidratos, retirá-los não vai te ajudar em nada. O emagrecimento acontece por meio do déficit calórico (gastar mais do que consome) e não por conta de um alimento específico.
  • Não economize em frutas e vegetais. De forma geral, eles apresentam menos calorias por grama de peso, permitindo que você coma quantidades maiores, além de trazer diversos nutrientes extremamente benéficos.
  • Tome cuidado com seu final de semana. Um dia de “lixo” pode facilmente superar todos os esforços da semana, então tome cuidado no modo como você irá se alimentar aos finais de semana.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. A melhor bebida alcoólica é aquela que você bebe menos! Não caiam nesse de procurar a que engorda menos, ou a que tem menos carboidrato.
  • Cuidado com os sucos, mesmo que natural. Um copo de suco de laranja pode levar até 4 laranjas, se você toma dois copos no almoço, são 8. Dificilmente você comeria essa quantidade junto a uma refeição. Fique atento! Sucos não são um problema, o excesso sim!
  • Procure consumir lácteos desnatados, e queijos mais brancos. Esses produtos de forma geral apresentam menos gordura em sua composição, favorecendo a diminuição da ingestão calórica.
  • Cuidado com o tipo de carne de você esta consumindo, dê preferencia para cortes magros e evite o consumo da gordura aparente dos alimentos e das peles.
  • Aumente o consumo de proteínas. Além de elas fornecerem mais saciedade, as proteínas auxiliam no ganho de massa, e tendem a gerar um leve aumento no metabolismo.
  • Faça  atividade física todos os dias. A atividade física além de aumentar a queima de calorias diárias, proporciona uma melhora na saúde metabólica,  que é extremamente benéfica para você.
  • Durma bem! O sono influencia diretamente tanto no seu metabolismo quanto no seu comportamento alimentar. Não subestime a influencia do sono no processo!

Entendi, mas como faço para não ganhar peso depois?

Olha, a grande parte das mudanças você deveria levar para a vida. Mais frutas, mais vegetais, atividade física, sono, diminuição da bebida alcoólica. Todas essas são mudanças que afetam diretamente a saúde, seja no emagrecimento saudável, seja na hipertrofia muscular.

Entenda que para se manter em forma você não pode voltar a vida que tinha antes. E é por esse motivo que mudanças pequenas, sem exclusões, são importantes, pois elas sobrevivem no longo prazo. Para uma mudança corporal duradoura, a mudança comportamental também deverá ser duradoura.

Então, mesmo que você se permita comer mais, e comer alimentos mais “calóricos”, tenha um planejamento alimentar, e consciência de que você não deve voltar a estaca 0.

Quer mais ajuda?

Um nutricionista é o melhor profissional para te ajudar! Com ele você emagrece, ganha saúde, ganha músculos e ainda economiza tempo e dinheiro.