Benefícios da dieta mediterrânea na longevidade e na saúde.

Já se é muito conhecido os efeitos da dieta mediterrânea na saúde, na qualidade de vida, e principalmente na longevidade, porém, o por quê desses benefícios ainda é desconhecido por muitos.

O que tem na dieta mediterrânea?

A dieta mediterranea é composta principalmente de alimentos “in natura”, com uma diversidade enorme de alimentos, e classes alimentares.

Nela podemos encontrar, queijos, vinhos, chás, sementes, castanhas, azeite, frutas, vegetais, frutos do mar, peixes… Não sendo tão comum os ultra-processados, e os “fast food’s”, como mcdonalds, entre outros.

Por quê tantos benefícios à saúde?

Os benefícios da dieta mediterrânea acontecem principalmente pelo alto consumo de alimentos “in natura” e pela grande diversidade de opções inclusas na dieta, muitas frutas, castanhas, sementes, vegetais…

E são nesses alimentos “in natura” que existem o segredo para a longevidade. O elevado teor de vitaminas, minerais, e compostos bioativos trazem inumeros beneficios para a saude.

E quando paramos para analisar de perto, vemos ainda uma sociedade bem estruturada, com saneamento básico, acesso a medicina, e principalmente, uma sociedade ativa, mesmo nas populações mais velhas.

Vinhos:

O vinho muito consumido na Europa, é rico em compostos fenólicos, e, quando consumido moderadamente, traz diversos benefícios para a saúde. Um de seus compostos mais conhecidos é o resveratrol, composto responsável pela proteção cardiovascular, melhorando parâmetros sanguíneos, garantindo uma saúde cardíaca e consequentemente aumentando a longevidade.

Chás:

Muito consumido em alguns países, principalmente o chá preto, os chás assim como os vinhos são bebidas riquíssimas em compostos bioativos, antioxidantes.

Um de seus compostos mais conhecidos são as catequinas, substancias responsáveis por uma serie de “proteções”, contra o câncer, contra doenças cardiovasculares, e contra diversas outras.

Azeite:

O azeite é a gordura mais utilizada na região, e seu perfil é bem diferente do que estamos acostumados a utilizar no brasil. Enquanto que no brasil ainda se é muito utilizada a gordura de fonte animal, como a manteiga, banha de porco ou gorduras ricas em gorduras saturadas, lá, se é utilizado o azeite.

O azeite é composto principalmente de gorduras monoinsaturadas, que trazem diversos benefícios para à saúde. diferentemente da gordura saturada, que traz alguns prejuízos.