Dieta Low Carb – Será que ela é realmente tudo o que dizem? Veja mitos e verdades sobre essa estratégia.

Ilustrar alimentos da dieta low carb

A dieta low carb tem ganhado muita força nos dias de hoje devido a busca das pessoas pelo emagrecimento rápido. A partir dai, varios mitos foram criados baseados em experiencias pessoais e relatos subjetivos da experiencia, que tendem a coloca-la em um pedestal, muitas vezes pelos motivos errados.

Claro que a dieta tem seu lado positivo, e com certeza ela já ajudou diversas pessoas, porém, é preciso ter cuidado com as informações que tomamos como verdade, pois apesar de muitas vezes elas fazerem total sentido, elas ainda sim podem estar erradas.

Então vamos há alguns esclarecimentos:

Você sabe o que é uma dieta low carb?

Alimentos da dieta low carb

Ao contrário do que muitos fazem, a dieta low carb não é isenta de carboidratos. Na teoria, qualquer dieta com menos de 40% das calorias vindas de carboidratos é low carb. E quando digo isso, nesse cálculo podem estar inclusos o pão, o arroz, a batata, o macarrão, as frutas…

Existe uma grande diferença entre uma dieta Low Carb (que tem menos de 40% de carboidratos) e uma dieta cetogênica (que tem menos de 5% de carboidrato). E nessa confusão as pessoas cortam muitos alimentos sem necessidade, não alcançam os objetivos desejados e sofrem por isso, provavelmente mais do que deveriam.

Vamos ver mais informações:

Quais os benefícios da Low Carb?

Seu maior benefício é no controle da glicemia. Por ser relativamente baixa em carboidratos, a low carb não aumenta tanto a glicose do sangue, exigindo uma menor liberação de insulina (hormonio que retira a glicose do sangue).

Com isso, a sobrecarga que gerava alterações glicêmicas acabam, e o sistema tende a se recuperar e voltar ao seu estado “normal”, gerando melhoras significativas nos exames relativos à glicemia em pessoas com pré-diabetes e/ou diabéticos.

Obs: Diabéticos conseguem regular a glicose, porém, esse controle nunca voltará a ser como antes. Será sempre necessário um cuidado com a glicemia.

A dieta low carb é a melhor no emagrecimento?

Provavelmente esse é um dos maiores mitos divulgados na internet sobre a low carb, só que ao contrário do que muito pensam, ela nem sempre é a melhor opção no emagrecimento.

Ilustração da perda e peso

Primeiro, é preciso entender que o emagrecimento acontece por um calculo relativamente simples:

“As calorias que você come” – “As calorias que você gasta” = Precisa ser negativo.

Alcançando essa equação, você vai emagrecer.

A questão é que tirar o carboidrato ou não da dieta depende de cada um. Se tirar o carboidrato e deixar mais proteína e gordura te faz feliz, ótimo. Agora, se tirar o carboidrato te faz infeliz e estressado, então talvez essa dieta não seja para você.

A principal diferença no emagrecimento depois do déficit calórico (gastar mais do que come) é a adesão. Quanto mais você aderir a determinada estratégia, mais resultados você terá, independente se é carboidrato, gordura ou proteína.

“A mas eu fiz e perdi 4kg em 1 semana”

Sim, você perdeu 4kg, porém, muito provavelmente não foi de gordura, e sim de água. Quando reduzimos o carboidrato, reduzimos também nossa “reserva rápida de energia” (o glicogênio), e nessa reserva existe água acumulada. Então assim que essa reserva diminui, a água também diminui, e é isso que da a impressão de que a dieta é “muito boa”, porém na prática, ela é como todas as outras.

  • Quer saber mais sobre emagrecimento? Veja mais no nosso guia completo!

Preciso cortar o pão, as frutas e o arroz?

Prato Low carb

Não. Como já foi dito, “low carb” não é “no carb”… Você ajustando a quantidade de calorias do dia, e ajustando a quantidade de carboidrato consumido, você pode comer até bolo de chocolate. (Obs: não é interessante fazer isso)

Mas cuidado, apesar de você poder comer de tudo, a qualidade da dieta é muito importante. Então não economize em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, e deixe a menor parte para esses alimentos de menor qualidade (pão, bolo, farinha)…

Qualquer pessoa pode fazer a Dieta Low Carb?

Sim! Qualquer pessoa pode fazer a dieta, porém, para muitas pessoas ela não é a melhor opção.

Por exemplo:

Praticantes de atividades físicas de alta intensidade conseguem ter um desempenho muito melhor no esporte consumindo uma maior quantidade carboidratos.

Pessoas ansiosas e/ou “estressadas”, tendem a piorar os sintomas com a baixa de carboidrato.

Então nem sempre ela é a melhor escolha, porém, se bem feita, não existe contraindicações.

Consigo ganhar massa diminuindo o carboidrato?

Sim! O carboidrato apesar de ser um grande diferencial na hora do treino, não tem tanta influência no ganho de massa. Nesse sentido, o mais importante é o aumento calórico, com uma ingestão um pouco maior de proteínas.

Além de que, alguns suplementos podem te ajudar, tanto no treino, quanto no alcance das suas necessidades nutricionais.

Veja mais sobre suplementos na dieta low carb aqui.

Por quanto tempo posso fazer a dieta?

Não existe um limite de tempo, porém, com o passar do tempo seus objetivos mudam, seu corpo muda, sua rotina muda, então é sempre interessante você reavaliar se a dieta ainda esta fazendo sentido para você ou não.

Revisão Técnica:

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.