4 Dicas para curar ressaca. Veja porque a temos, e como evita-la.

Curar ressaca depois de uma noite de festa não é simples, e muitas vezes pouco eficaz, mas isso é o melhor que você pode fazer para melhorar seu dia que provavelmente será longo.

Por quê temos ressaca?

O que chamamos de ressaca é um conjunto de sintomas causados pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Geralmente abrangendo náuseas, dor de cabeça, sonolência, azia, entre outros…

Cada sintoma tem uma causa especifica, porém, de forma geral, eles são causados em grande parte pela desidratação, associada ao acumulo de substancias toxicas geradas durante a metabolização do álcool.

Quando o álcool entra no nosso organismo ele é capaz de alterar a concentração de diversos hormônios, inclusive aqueles relacionados ao controle hídrico do organismo. Tal alteração interfere na capacidade do organismo de reter líquidos, gerando um aumento expressivo na produção de urina, que por sua vez gera um aumento da vontade de ir ao banheiro, gerando a desidratação. E é por isso que quando você bebe, seu xixi fica muito claro e você tem a vontade de ir ao banheiro toda hora.

E apesar do nosso corpo ter mecanismos de detoxificação, a metabolização do álcool supera em muito a capacidade do organismo de lidar com os produtos tóxicos criados, gerando o acumulo desses produtos. Esses, capazes de influenciar diversos processos do organismo, tanto no curto prazo, gerando a ressaca, quanto no longo prazo, gerando danos hepáticos, acumulo de gordura, um maior risco para o câncer, entre outros…

Veja algumas dicas para curar ressaca e/ou evita-la:

Ilustrar que o excesso de álcool é o gerador da ressaca e mostrar como curar ressaca.
  • Beba água – Parte dos sintomas da ressaca está relacionado a desidratação;
  • Dê preferência para frutas / vegetais – As vitaminas presentes nesses alimentos agem como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios,  auxiliando seu organismo a se recuperar, e diminuindo a intensidade dos sintomas;
  • Durma – O álcool sozinho já prejudica o sono, se você ainda trocou o dia pela noite, então a qualidade do seu sono ficou ainda pior, o que gera a sensação de cansaço, de desanimo entre outros;
  • Evite alimentos gordurosos, e/ou com muita proteína – Esses alimentos são de difícil digestão, exigindo ainda mais do seu trato gastrointestinal, que já sofreu pelos efeitos do álcool. Sim, o álcool pode gerar danos no seu estomago/intestino;
Alimentos que ajudam a curar ressaca

Autor: Pedro Miguel