Cromo – Para que serve? Quais as fontes? Suplementar Picolinato de cromo vale a pena?

Para que serve o cromo:

O cromo é um mineral essencial no nosso organismo, relacionado com diversas ações, que incluem desde a liberação da insulina, como na atuação de enzimas chaves no colesterol, entre outros.

Quais as principais fontes de cromo:

O cromo é um mineral que é bem distribuído pela matriz alimentar, sendo relativamente fácil de se ingerir.

  • Condimentos
  • Fígado bovino
  • Levedura
  • Tubérculos (batatas, mandioca)
  • Brócolis
  • Alho
  • Suco de uva
  • Grãos integrais
  • Cereais integrais
  • Leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha

Preciso suplementar?

Provavelmente não! Por ele ser um mineral bem distribuído na alimentação, as chances de você consumir uma quantidade insuficiente desse mineral é muito pequena. Dito isso, a chance de você ter algum tipo de deficiência também!

Para que serve o Picolinato de cromo? Ele é realmente útil?

O picolinato de cromo é uma das formas descobertas para suplementar o cromo. Dentre seus possíveis benefícios, o mais famoso se da em pacientes diabéticos ou com algum comprometimento da glicemia, no qual se fala em uma possível melhora no controle glicêmico, e na diminuição da vontade de comer doces com a suplementação.

Porém, apesar que de fato foram visto algumas melhoras no controle da glicemia, esse efeito é muito pequeno e pouco significativo. Não trazendo benefícios reais com a suplementação.