Como se pesar corretamente? Aprenda qual a melhor forma para acompanhar seu peso!

Você sabe como se pesar? Será que esta fazendo isso da maneira correta?

Será que você sabe como se pesar corretamente?

Um erro muito comum das pessoas é querer controlar demais seu peso, sem a devida orientação, e com isso se pesam todos os dias, inclusive mais de uma vez no dia. E é ai que esta o problema. É normal nosso peso variar ao longo do dia e ao longo da semana, só que isso não representa necessariamente o ganho ou a perda de gordura. Representa simplesmente uma variação de peso.

Agora vamos ver como se pesar de forma correta, sem alimentar “neuras” e nem deixar no ar esse controle.

Ilustrar como uma pessoa deve se pesar

Preciso me pesar todos os dias?

Não!

Se pesar todos os dias não é uma opção legal pois pode ocorrer grandes variações no peso a depender do dia.

Por exemplo, se você fica 2 dias sem ir ao banheiro, e no terceiro dia você vai, a chance de seu peso baixar de forma considerável do segundo para o terceiro dia é grande, porem, esse peso “perdido” é de fezes, e não gordura.

Outra situação também comum é em relação a retenção de líquidos. Se em um dia você sai do habitual da sua alimentação e come uma comida com mais sódio, é normal que seu corpo retenha mais liquido, e com isso seu peso aumente. Mas mais uma vez isso não tem nenhuma relação com o ganho de gordura.

Ta, mas devo pesar de quanto em quanto tempo então?

O ideal seria pesar 1x na semana no máximo, talvez até 1x a cada 2 semanas.

E preferencialmente mais para o final da semana, tentando sempre se pesar no mesmo dia. Dessa forma, além de você evitar o vai e vem do peso, você ainda consegue estabelecer um padrão de peso, não sofrendo tanto à ação da retenção hídrica.

Qual a melhor balança?

Não existe “a melhor balança”.

Qualquer balança pode ser usada, inclusive aquelas com preços mais acessíveis que geralmente são consideradas de pior qualidade. Se você quiser pegar uma mais cara, com mais tecnologia, não tem problema, mas saiba que isso não é necessário. Porque por mais que seu resultado apresente qualquer “erro”, esse erro vira um padrão.

Por exemplo: Você pesa 60kg e compra uma balança que diz que você pesa 61kg. Suponhamos que você mantenha o peso, daqui uma semana, por mais que ela mostre um valor errado, a balança tende manter o erro, mostrando novamente 61kg. Isso é o que chamamos de “padronização do erro”, que por mais que o valor em si esteja errado, ele sempre estará errado. Então ainda sim é possível saber se seu peso aumentou ou diminuiu e quantos quilos foram.

Você sabe como se pesar? Será que você sabe o que você esta fazendo?

O mesmo vale para balanças de “bioimpedância”. Saiba, balanças realmente precisas e de boa qualidade custam entre 30 e 100 mil reais. Balanças de 400, 500 reais, apresentam diversas falhas, mas mais uma vez há a padronização do erro. Então para o acompanhamento de longo prazo, elas podem ser uteis, por mais que seus dados não sejam totalmente corretos.

E nesse caso ainda existe outro problema, balanças de bioimpedância medem a água no corpo, então qualquer variação em relação a hidratação pode gerar uma grande variação no resultado apresentado. Cuidado!

Opções de balança:

Qual o melhor horário para me pesar?

Não existe um melhor horário, independente do horário escolhido é necessário uma padronização. Sempre se pese no mesmo horário.

De forma geral, gosto de indicar que as pessoas se pesem logo quando acordam. Dessa forma evita-se alterações relativas ao consumo de agua ou algum alimento, afinal, a cada copo de 200mL de água seu peso aumenta em 200g. Por isso, se pesar em jejum pode ser uma ótima opção.

Ilustrar qual o melhor horário para se pesar.

As roupas fazem diferença?

As roupas só serão um problema caso um dia você se pese de calça e moletom e no outro de roupa de ginastica fina. O ideal é sempre se pesar com o mesmo estilo de roupa, de preferencia com roupas leves. Dessa forma, além de você tem um peso mais “real”, você não sofre com variações pela mudança na roupa que você esta usando.

Meu peso varia muito, como saber se estou emagrecendo ou não?

Por mais simples que pareça, um dos maiores aliados nessa auto avaliação é o espelho! Comece a observar como as roupas estão ficando no corpo, como seu corpo tem se comportado, e se precisar, tire fotos!

As diferenças visuais podem ate passar despercebidas em prazos menores, mas em prazos maiores elas ficam obvias. Experimente tirar fotos no espelho a cada 30, ou 45 dias que você vera grandes diferenças! Obs: Mais uma vez a padronização é essencial, então tente sempre tirar fotos “iguais”.

E caso você esteja tendo dificuldades em relação ao emagrecimento ou ao ganho de peso:

Revisão Técnica:

Mostrar o responsável técnico.

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.