Quer saber como dormir melhor? Veja 11 dicas de como melhorar sua noite de sono.

Veja como fazer a correta higiene do sono para conseguir dormir mais rápido e ter um sono mais reparador durante a noite.

Veja como dormir melhor e não passar mais as noites acordado.

Veja como dormir melhor sem precisar ir ao médico, e sem precisar de remédios. Tudo isso fazendo pequenas mudanças em sua rotina, a chamada higiene do sono. Permitindo que você durma muito melhor, mais rápido e acorde bem mais descansado no dia seguinte.

Como dormir melhor? O que é higiene do sono?

Higiene do sono  são uma serie de cuidados aplicados no dia a dia que fazem com que você consiga dormir de forma mais rápida e quando dormir, ter um sono mais reparador e profundo, fazendo com que você acorde muito mais descansado mesmo dormindo o mesmo numero de horas.

Imagem para ilustrar os pequenos passos de como dormir melhor.

2 – Higiene do sono:

  1. Se programe para ter pelo menos 8 horas de sono por dia;
  2. Dê preferência para dormir mais cedo e acordar mais cedo;
  3. Utilize mais abajures, de forma a diminuir a incidência de luz diretamente sobre os olhos;
  4. No período da noite, utilize o menor numero de luzes possíveis, deixando o ambiente  o mais escuro possível;
  5. Coloque a tela do computador, celular ou tablet no modo noturno (bloqueado a luz azul);
  6. Se programe para ter uma rotina que não te exija produtividade no período da noite;
  7. Evite tomar bebidas com cafeína após as 18h, isso inclui, café, chá verde, chá preto, Coca-Cola, Pepsi, energéticos entre outros;
  8. Chás como hortelã, camomila, erva-cidreira, erva doce podem contribuir com seu sono, porém eles devem ser tomados pelo menos 2horas antes de se deitar;
  9. Evite estímulos visuais intensos, ler um livro é uma ótima opção, melhor do que a televisão.
  10. Evite utilizar o celular deitado na cama.
  11. Evite consumir bebidas alcoólicas no período da noite. Apesar de você pegar no sono mais rápido, seu sono fica mais leve e com uma menor qualidade.
  12. Consumir fontes de proteínas e carboidratos no período da noite pode ser interessante para o sono, mas sem excessos!
  13. A suplementação de triptofano e outros micronutrientes pode ajudar caso a alimentação não esteja adequada. Se isso for verdade, procure um nutricionista para te ajudar.
  14. A suplementação de melatonina pode ajudar, mas procure um MÉDICO.

OBS: A suplementação ou uso de qualquer medicamento não deve ser utilizado sem o devido acompanhamento profissional. Diversos problemas de saúde podem ser gerados se consumidos de forma errada.

3 – Mas qual a importância do sono?

O sono é um dos principais, se não o principal fator relacionado a saúde, mental, física, e metabólica do organismo.  E durante o sono que o corpo se recupera do “estresse” do dia a dia e se prepara para o que virá no dia seguinte.

Ele Influencia diretamente o humor, o comportamento alimentar, o desempenho em atividades físicas e mentais, influenciando até mesmo na memória.

Pessoas que dormem menos tem maior irritabilidade e maiores níveis de estresse. Ao mesmo tempo, essas pessoas tendem a ter mais desejos alimentares, que geralmente tendem para alimentos ultra processados, açucarados e maléficos para a saúde.

Além disso, todo a função cognitiva fica prejudicada, “lentificando” o pensamento, prejudicando a atenção e a consolidação da memória. Fora os prejuízos no ganho de massa e no emagrecimento!

veja como dormir melhor e não ter mais insônia.

Revisão Técnica:

Mostrar o responsável técnico.

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.