Chá de Carqueja – Para que serve? Quais seus benefícios? Como tomar? É seguro? Existe contraindicações?

A carqueja apesar de antiga no mercado, ainda não é tão conhecida como outras plantas como a camomila, a erva doce… Porém ela exerce efeitos extremamente benéficos na digestão, no controle da inflamação, na glicemia…

Para que serve o chá de carqueja?

As principais indicações da carqueja são para:

Como tomar?

É indicado o uso de 1 colher de sopa de talos/folhas por xicara, podendo ser tomado 3x ao dia, antes das refeições e ao deitar.

Porém, devido a falta de estudos de longo prazo, não se é recomendado o uso continuo dessa planta. Sendo interessante sempre diversificar as plantas utilizadas nas preparações.

Existe alguma contraindicação?

Além do uso esporádico da carqueja, devido a falta de comprovação de segurança, ela também não é indicada para gestantes e lactantes. Sendo sempre interessante o acompanhamento do seu uso por um profissional de saúde.

Quais seus beneficios?

A carqueja além de possuir uma potente ação anti-inflamatória, ela se mostrou capaz de reduzir lesões gástricas, aumentar o relaxamento do musculo liso intestinal, melhorando assim a constipação, além de se mostrar efetiva contra o vírus da herpes.

Sua ação no diabetes e na artrite se deve ao sua potente ação anti-inflamatória, que é capaz de melhorar o metabolismo glicêmico, e melhorar o desenvolvimento da artrite, diminuindo a inflamação local e até a dor.