Como combater o calor da menopausa?

O que acontece na menopausa?

A menopausa é um período em que as mulheres, geralmente próximas ao 50 anos finalizam sua vida reprodutiva. Com o termino da vida reprodutiva, há uma serie de alterações hormonais que desencadeiam os famosos sintomas da menopausa como o calor da menopausa, também conhecido como fogacho.

Por isso, em algumas mulheres a reposição hormonal pode ser interessante, pois a queda dos hormônios estradiol e progesterona, além de sintomas “agudos” geram modificações no metabolismo da mulher, que muitas vezes acabam afetando tanto a qualidade de vida dessas mulheres como a própria saúde.

O que gera as ondas de calor?

As ondas de calor da menopausa são causadas pela diminuição dos níveis hormonais, que acabam influenciando na vasodilatação, e na dissipação do calor.

Além disso, a baixa nos nos níveis de serotonina acaba influenciando no humor, gerando um humor mais deprimido, que pode influenciar na percepção de calor e de “bem estar”.

Como melhorar o calor da menopausa?

Algumas substancias foram capazes de diminuir tanto o calor quanto outros sintomas comuns da menopausa, dentre elas podemos citar:

  • Isoflavonas
  • Camomila
  • Angélica Chinesa
  • trevo vermelho
  • vitex
  • Entre outros…

Sendo importante ressaltar que você consegue essas substancias por meios alimentares, como a soja (rica em isoflavonas) ou em chás e extratos que são facilmente achados em lojas de produtos naturais.

OBS: Procure um profissional de saúde para te ajudar! A dosagem, a combinação de estratégias além das contraindicações são importantíssimas no “tratamento”.

Além de existirem alguns medicamentos como o promensil, que também podem ser utilizados com a devida INDICAÇÃO MEDICA.

Autor: Pedro Miguel