Ácido úrico elevado, o que fazer? Quais alimentos devo evitar? Preciso tomar remédios?

Problemas com ácido úrico elevado são bem comuns, e apesar de ser não parecer sério, é extremamente importante que você tome os devidos cuidados para resolve-lo o mais rápido possível.

O que causa o ácido úrico elevado?

O aumento no ácido úrico é gerado pelo metabolismo aumentado das purinas,  liberado quando o DNA e o RNA são degradados pelas células que estão morrendo.  Esse aumento pode acontecer devido a dois processos principais:  pela superprodução  ou pela baixa excreção.

Os valores de acido úrico elevados  geralmente são desencadeado pelo alcoolismo,  aterosclerose, desidratação, dietas com muita proteínas, entre outras… Sendo que fatores como obesidade, hipertensão, diabetes e doença renal aumentam o risco para o desenvolvimento da gota.

O que fazer para ajudar? Quais alimentos devo evitar? Quais devo consumir?

  • É interessante aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas C (caju, laranja, limão, acerola, kiwi, manga…). Isso porque a vitamina C concorre com o urato nos rins, aumentando sua excreção.
  • O consumo de lácteos parece ser benéfico (mas dê preferencia para os desnatados).  Foi visto que o consumo de lácteos aumenta a excreção de acido úrico, além de diminuir a concentração de urato.
  • Beba muita água. O aumento no consumo hídrico gera uma maior excreção pel urina.
  • Evite alimentos de fonte animal ricos em purinas (frutos do mar, carnes vermelhas…). Os vegetais ricos em purinas não trazem os mesmos prejuízos do que as proteínas animais.
  • Diminua o consumo de gorduras saturadas (gorduras de fontes animais). Sua diminuição ajuda promovendo um aumento na excreção de urato.
  • Se necessário, a perda de peso pode ajudar;
  • Diminuir o consumo de bebidas açucaradas, principalmente as ricas em frutose. Ela é responsável tanto pelo aumento na produção, quanto na diminuição da excreção.
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente as fermentadas, pois tendem a serem consumidas em maior quantidade.
Locais onde a gota ataca

Ácido úrico elevado é gota? Qual a diferença entre os dois?

A gota é uma condição que acontece depois da elevação do acido úrico, onde o excesso de urato gera a acumulação de cristais nas cartilagens, podendo gerar dor, e no longo prazo podendo inclusive gerar danos permanentes nas articulações.

Pode se dizer que o acido úrico elevado (hiperuricemia) é fator inicial dagota. Porém, nem todo mundo desenvolve a gota.

Autor: Pedro Miguel