6 Dicas para acelerar o metabolismo. Emagreça de forma sustentável e saudável.

Veja o que é, e como acelerar o metabolismo.

De fato é possível acelerar o metabolismo ajudando o emagrecimento a acontecer de forma mais rápida, porém, essa ajuda não é tão significativa quanto a mudança de comportamento em si.

É muito comum as pessoas darem o crédito do emagrecimento para “aceleradores do metabolismo”, quando na verdade o que realmente funcionou foi a mudança no estilo de vida.

O metabolismo apesar de importante, na maioria das vezes não é o fator decisivo para o emagrecimento. Porém, toda ajuda é bem vinda quando pensamos em emagrecimento visto  que a obesidade e o sobrepeso é uma condição multifatorial.

Como acelerar o metabolismo?

O primeiro passo para melhorar sua saúde metabólica é entender que por mais que você consiga acelerar seu metabolismo, ele nunca será suficiente para acompanhar uma alimentação ruim.

 As calorias vindas da alimentação, se não forem bem controladas superam, e muito, a capacidade do corpo de utiliza-las. Então mesmo aumentando o metabolismo, seu corpo ainda sim não conseguirá superar a elevada ingestão calórica.

Mas vamos lá:

Veja como acelerar o metabolismo

Dicas para acelerar o metabolismo:

  • Atividade física: NADA aumenta mais o metabolismo que a pratica de atividades físicas de forma intensa. Mesmo após o termino da atividade física, seu corpo na tentativa de se adaptar e recuperar do exercício acaba  gerando um aumento expressivo do metabolismo, que pode durar algumas horas.
  • Sono adequado: O sono é um dos fatores mais influentes no estresse. Uma pessoa que dorme mal tende a apresentar níveis de estresse maiores do que pessoas que dormem bem (7-8 Horas por dia, com qualidade). O problema é que no longo prazo, níveis aumentados de estresse geram não só pioras comportamentais, como também pode gerar alterações metabólicas importantes.
  • Massa muscular: Apesar de pouco significativa, a massa muscular é um fator que pode auxiliar muito no processo de emagrecimento. Seja pela melhora da saúde metabólica, pelo pequeno aumento no gasto calórico diário, ou pelo fator comportamental, no qual o fator estético muitas vezes gera motivação para ir além.
  • Proteínas: Devido a maior dificuldade do corpo em digerir fontes proteicas, um aumento no consumo de proteínas pode gerar a um aumento do gasto calórico, o chamado “efeito térmico dos alimentos”. Mas cuidado, essa é uma estratégia eficaz quando você substitui a ingestão de carboidratos e/ou gorduras por proteínas mantendo a mesma ingestão calórica. Dessa forma você vai continuar ingerindo 100 calorias, mas gastando 40 na digestão ao invés de 20. OBS: Tanto o carboidrato quanto as gorduras são essenciais, além de que o excesso de proteínas pode ser prejudicial a saúde.
  • Cafeína: Apesar de não influenciar diretamente no metabolismo, a cafeína é bastante efetiva no emagrecimento. Por dois motivos, o primeiro que seu efeito “excitatório” faz com que as pessoas se movimentem mais, gerando consequentemente o aumento do metabolismo. O segundo é que a cafeína induz a liberação da gordura do tecido adiposo, que apesar de não ser garantia de que essa gordura sera utilizada, já é um processo facilitador.
  • Hipotireoidismo: Muitas vezes seu metabolismo está mais lento do que deveria devido a uma condição médica. Se isso acontecer, a regulação da sua tireoide através do tratamento médico ira retornar seu metabolismo ao normal. Para saber se é o seu caso, faça exames periódicos avaliando os hormônios tireoidianos e sua tireoide.

E o chá “tal…”, o super coffee “tal”… eles não funcionam?

Na grande maioria dos casos não. O que normalmente acontece é que associado ao consumo desses produtos, geralmente você muda seus hábitos de vida, tendendo a uma vida mais ativa e a uma alimentação mais saudável.

O que muitas vezes esses produtos trazem são efeitos excitatórios, quase sempre derivados da cafeína, que, como já explicado, pode trazer benefícios, mas são benefícios que não são exclusivos desses produtos, que geralmente tem um preço salgado.

Imagem mostrando mulher medindo sua circunferência abdominal

Resumo da ópera:

Como você deve ter percebido, o necessário para aumentar seu metabolismo nada mais é do que hábitos de vida saudável. Sono, alimentação, atividade física… Atuando não só no metabolismo, mas na longevidade, na qualidade de vida, na disposição, no humor…

Revisão Técnica:

Mostrar o responsável técnico.

Pedro Miguel – Nutricionista; Membro ISAK.